Nathália Carmem
Sou calma, maleável, centrada, normal até demais. Pelo menos foi assim que sempre me considerei. As pessoas têm uma mania, ridícula até, de confundir as coisas. Não é porque não sou complicada que não tenho personalidade. Quer dizer que se eu me disponho a ser crítica automaticamente eu sou complicada, difícil de se lidar? Não, né? Eu simplesmente defendo incansavelmente o que eu penso. Será que ninguém entende que ser cristalino não é não ter personalidade? Arrr! Que raiva!

Hoje em dia, é cada coisa que se escuta. Deixem-me contar uma pra vocês:

Tenho uma amiga, que gosto muito que está um pouco acima do peso (e digo isto sem usar de eufemismo) e que, em conseqüência disso se considera uma balofa (sim, é assim que ela se vê e é essa a palavra que ela usa). Todas nós, mulheres, sabemos como é isso. Hoje em dia, todo mundo é tão magro e bonito que qualquer quilinho a mais no nosso corpo parece o fim do mundo. Eu mesma já me preocupei muito com isso e, do jeito que to engordando, parece que vou ter que voltar a me preocupar (né, Daniel? ¬¬) mas, enfim. Eu tava falando da minha amiga. Pois bem, ela ta nessa fase de se auto-depreciar. Por outro lado, tenho outra amiga que esbanja auto-estima. O que aconteceu foi que, numa pequena reunião aqui em casa, uma perguntou a mim e à outra: “Falem a verdade. Eu to muito gorda pra usar este biquíni?”. Enquanto eu estava me preparando pra dizer que não (fala sério, isso realmente importa?), minha amiga super confiante foi lá e disse: “Amiga, eu sou sincera. Eu, se fosse você, não usaria.” DÁ PRA ACREDITAR? E o pior vocês não sabem, quando eu fui reclamar com a “sincera”, pedir pra ela me explicar o por quê de tamanha grosseria, ela disse que eu sou “muito complicada”! Afinal, se nossa amiga ta gorda, não devemos fazê-la passar vergonha, devemos ser “sinceras”. BELEZA! Grosseria, agora, tem outro nome: Sinceridade!

O que me impressiona é que, se a gente for parar pra pensar, muitas pessoas por aí são grosseiras e acabam sendo consideradas símbolos de sinceridade. Isso, comigo, não tem vez. Grosseria é grosseria e sinceridade em excesso (se é que isso existe) não é só repugnante como irritante.
Minha amiga me chamou de complicada, mas eu acho que complicação é não ter idéia de quem você é, ou do que você faz. Complicação é quando você pensa fazer uma coisa, e faz outra. Portanto, resumindo: Eu sou muito simples, tenho uma personalidade relativamente forte e penso que é muito fácil conviver comigo. Às minhas amigas, o que tenho a dizer é que me desculpem por usar vocês neste texto, e peço que se lembrem de que me deixaram escrever sobre isso (não fooooi?). Amo vocês duas do mesmo tamanho e tudo o que foi dito aqui, foi dito exatamente igual pra cada uma de vocês. Por favor, não pensem que agora sou eu quem ta “pagando” uma de sincera (né, N?). Quer dizer, eu até admito que, de uma maneira ou de outra, acabei fazendo isso, mas não foi por mal. E eu não fui a única, né? N, fiz das tuas, as minhas palavras.