Nathália Carmem
Todo ano é igual: da metade de novembro em diante, não falamos em outra coisa a não ser Natal e Ano Novo. É uma correria danada; todos querem comprar presentes (ou ganhar), comprar roupas novas, fazer uma linda ceia e celebrar as boas festas de fim de ano. E enquanto muitos lucram com esse sistema avassalador que é o capitalismo, principalmente nessas datas, há quem diga que tudo isso é desnecessário, há quem diga que justamente por causa de todas as jogadas comerciais o Natal e o Ano Novo perdem seu brilho, e deixam de ser datas fraternais e amorosas. Pois eu acho, e digo que, mesmo assim, é muito legal podermos desejar um feliz Natal ou um feliz Ano Novo a quem quer que seja. É claro que poderíamos fazer isso sempre, todos os dias, mas a verdade é que não fazemos e, se fizéssemos, seria um tanto cansativo. É legal esse negócio de divisão do tempo, de termos um dia pra começarmos o ano, isso renova as esperanças. De certa maneira, é como se começássemos tudo de novo.
Eu não sei o que esperar de 2009, que não tenha esperado de 2008. Acho que a gente sempre deseja as mesmas coisas, né? Ou sou só eu que sempre quero tudo igual? Enfim, realmente não sei. A verdade é que a culpa é sempre nossa. Se 2008 não foi bom, pode ter certeza que não é porque o ano termina em 8 ou qualquer coisa do tipo, e sim porque talvez você tenha falhado. Essas teorias são tão estapafúrdias que a gente até ri! (Mesmo eu que sou um pouco supersticiosa vejo que essa é forçada demais!) E se 2008 foi um ano maravilhoso, isso quer dizer que você foi muito bem. Enfim, anime-se ou conforme-se. Mas não culpe os outros, os números, os astros ou qualquer outra coisa, afinal, cada um faz o que bem entender do seu ano novo. E 2009 já chegou! Já decidiu o que você vai fazer com ele?